Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010



Homofobia? Heterossexismo? Homofobia Internalizada?
O que é isso?

Homofobia:
A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.(Wikipédia, enciclopedia livre)
Heterossexismo:
O termo Heterossexismo: Sua terminação já direciona o fator "sexismo" e "racismo", para nomear uma opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais. Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos.
Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. A heterossexualidade é tida como "natural", quer em termos de estar próxima do comportamento animal, quer em termos de ser algo inato, instintivo e que não necessita de ser ensinado ou aprendido (Warren J. Blumenfeld) Tomo como base todo relacionamento gay fica direcionado completamente para esse comportamento social heterossexual, casar com um bom homem traduzindo trabalhador ou uma boa mulher traduzindo prendada com os afazeres domésticos, ter filhos, e viver felizes para sempre até que a morte nos separe fato que nos remetera a uma situação cultural religiosa de nossas raízes, o que no caso aqui, deixamos para outro momento. Então o termo hetero
Homofobia Internalizada:
Homofobia interiorizada, ou Homofobia Internalizada, é o medo, ódio ou repulsa da homossexualidade e seus praticantes por pessoas homossexuais.
Essa situação manifesta-se de diversas formas, podendo incorrer em conseqüências graves na saúde mental e física do indivíduo e levá-lo a cometer ações homofóbicas.
Existe também a classificação psiquiátrica para a Homofobia Internalizada, denominada de Transtorno da Preferência Sexual Egodistônica ou Orientação sexual egodistônica (CID-10 F66.1). Esta classificação no entanto, aplica-se no caso daqueles que já reconhecem a sua orientação sexual homossexual porém discordam ou rejeitam essa forma de ser e lutam contra seus sentimentos. O termo se opõe a Egosintônico, em que a pessoa concorda com seu próprio jeito de ser.
Uma reação saudável contra um distúrbio degenaratvo do espírito. (wikipedia, enciclopedia livre).
Os termos parecem não ter ligação alguma, mas perceba que dentro do contexto total são ligados e levão um ao outro, pois se prestarmos atenção vamos perceber que antes de levantar uma bandeira pra dizer não a homofobia precisamos primeiro endenter quem somos e como vivemos, o que buscamos e por que buscamos.
A homofobia internalizada, o heterossexismo e a homofobia completam o espaço discriminatorio da sociedade, a busca para que essa liberdade de sermos pessoas com direitos iguais é que nos faz buscar a luta contra a discriminação, estamos apenas querendo fazer parte do todo. Somos participantes ativos da sociedade, pela ordem natural social não precisamos pedir nos aceitem, fazemos parte só queremos ter os mesmos direitos de ir e vir.


foto encontrada no site 1.bp.blogspot.com/.../s640/homofobia.jpg

Um comentário:

  1. vcs acham q estão certos vcs vão tudo pro inferno sua sentença jah foi dada para o diabo todos vcs homofobicos jah são dele.

    ResponderExcluir